Finanças Avançadas: dicas de leitura

A Random Walk Down Wall Street: The Time-Tested Strategy for Successful Investing (Uma caminhada por Wall Street: A estratégia testada pelo tempo para investimentos de sucesso, em tradução livre) por Burton Malkiel:

O clássico guia de Malkiel tornou-se leitura obrigatória para quem quer planejar o seu próprio portfólio. Ele se dedica às finanças comportamentais e a psicologia envolvida nas decisões de investimento. No livro, Malkiel, que é professor da Universidade de Princeton nos EUA, avalia uma série de oportunidades de investimento como ações, fundos, papéis do tesouro, mercado imobiliário, seguros e até investimentos menos comuns como ouro e itens de coleção. O livro reúne estratégias de investimento, axiomas, obviedades e superstições para poder explicar como fundos de índices baratos servirão melhor ao investidor individual do que qualquer outra estratégia para a escolha de ações.

O Investidor Inteligente (The Intelligent Investor: The Definitive Book on Value Investing) por Benjamin Graham:

Neste livro, Graham se dirige não aos especialistas do mercado, mas aos investidores individuais, sendo eles profissionais ou não, muitos deles considerados leigos. Para esse público, Benjamin apresenta sua filosofia de investimentos baseada na acurada análise do histórico de resultados das empresas, que revelam o valor intrínseco das mesmas, onde, ocasionalmente, se identificará que o valor de mercado de determinada empresa estará abaixo de seu valor intrínseco, proporcionando uma margem de segurança que aumente a expectativa de retorno em longo prazo.  Além disso, Graham foi mentor de Warren Buffet. Sendo assim, são vários os motivos para ler esta obra que foi publicada pela primeira vez em 1949 e que, até hoje, é considerada uma introdução aprofundada ao mercado de investimentos.

História da riqueza do homem – Do feudalismo ao séc. XXI por Leo Huberman

Este livro relata a construção das origens da economia, desde a primeira troca entre mercadorias até as grandes revoluções industriais e a formação do capitalismo. Ele cobre da Idade Média até o nascimento do nazifascismo e, nas edições mais recentes, conta com a nova era iniciada pela Segunda Guerra Mundial. Com linguagem fácil, simples e muito dinâmica, o livro aborda como foram as transições do poder econômico em cada época e aponta erros e grandes ideias que nos levaram a economia atual. É um livro indicado para quem quiser entender sobre a economia como um todo, sendo classificado por muitos economistas como a Grande Bíblia da História da Economia.